Assistindo ao filme que amo O Diabo Veste Prada, me inspirei para falar sobre os principais estilistas e marcas mundiais. Resumindo o filme: Com estilo interiorano e inocente, Andy Sachs (Anne Hathaway) parece ter caído de pára-quedas na cosmopolita e intensa Nova York. Recém-formada na faculdade de jornalismo, ela se muda para a Big Apple ao lado do namorado Nate e sai em busca de um emprego. Finalmente consegue uma entrevista na badalada revista
de moda Runway Magazine, comandada pela impetuosa e obcecada editora Miranda Priestly (Meryl Streep) considerada a Dama de Ferro da moda mundial, ao lado de Ellen.Mesmo sem nunca ter ouvido falar da revista ou da famosa editora, ela
consegue o emprego, em razão de seu "excelente currículo e de seu
discurso sobre a ética de trabalho" como afirmado pela própria Miranda
Priestly.
Seu estilo, entretanto, é motivo de piada entre os novos colegas de trabalho. Determinada a seguir em frente com o desafio, Andy muda seu visual e se torna uma workaholic nas mãos de sua abominável chefe. Ao mesmo tempo, começa a perceber o quanto está deixando de lado as coisas simples da vida, e se tornando uma "Clacker", apelido que a própria Andy dá à suas colegas de trabalho que cultuam a beleza e a forma física.
O Diabo Veste Prada é baseado no best-seller da norte-americana Lauren Weisberger e traz na trilha sonora canções de KT Tunstall (Música de abertura), U2, Madonna e Moby. No elenco, a veterana Meryl Streep, que foi muito elogiada pela interpretação da megera Miranda, e Anne Hathaway.
Os principais estilistas do mundo fashion e suas criações e Grifes mais caras do mundo.
Domenico Dolce e Stefano Gabbana: Dolce & Gabbana
Os italianos Domenico Dolce e Stefano Gabbana são os responsáveis pelo estilo das marcas Dolce&Gabbana, mais glamorosa e bastante usada para famosas em tapetes vermelhos, e da D&G, grife do mesmo grupo, porém mais jovem e descontraída.
O estilo da dupla é clássico, mas moderno e irreverente ao mesmo tempo. Não abrem mão de um bom smoking, mas também não tem medo de fechar um desfile com jeans rasgados, por exemplo.
Entre suas principais clientes estão celebridades como Madonna, Naomi Campbell, e Scarlett Johansson
O estilo desenvolvido por Domenico Dolce e Stefano Gabbana está entre um
dos mais sexies do mundo.
A grife procura realçar a beleza característica da mulher italiana, apostando em peças de cortes e formatos sensuais
linha de óculos Madonna Dolce e Gabbana |
A grife procura realçar a beleza característica da mulher italiana, apostando em peças de cortes e formatos sensuais
Giorgio Armani: Armani
Segundo a revista "New York", "ninguém corta calças e blazers como Giorgio Armani". É o estilista italiano mais bem sucedido atualmente. As duas grifes principais de Giorgio Armani são a Emporio Armani, luxuosa, mas com estilo mais informal, e a Armani Privé, especializada em vestidos incríveis feitos para serem usados e exibidos em tapetes vermelhos.
Giorgio Armani não deixa as roupas com perfeição de corte apenas para
celebridades. O estilista abusa de ternos, calças e camisas da
alfaiataria mais fina, que podem ser mais ou menos formais.
Entre suas principais clientes estão Angelina Jolie, Julia Roberts e Cate Blanchett.
Giorgio Armani é conhecido por sua alfaiataria perfeita. Aposta em cores
suaves, tecidos
luxuosos e formatos estruturados. Suas
criações tratam de peças glamorosas, clássicas e ao mesmo tempo
criativas
Marc Jacobs: Louis Vuitton
Marc Jacobs é o estilista da
criatividade. Alguns dizem que ele é para os EUA o que Miuccia Prada é
para a Itália: o desfile imperdível, o estilista que surpreende, agrada e
assusta todo mundo da plateia duas vezes por ano. Assina não só o
styling da Louis Vuitton, mas também duas marcas que levam seu nome: a
Marc Jacobs e a Marc by Marc Jacobs, com roupa mais casual.
Madonna e Marc Jacobs para Louis Vuitton |
Sua criatividade se espalha também para seu estilo pessoal: aposta em
smokings, camisas semiabertas ou mesmo kilt, para passarelas e eventos
mais formais.
Entre suas principais clientes estão celebridades como Leighton Meester, Jessica Biel e Sofia Coppola.
Se em uma temporada, Marc Jacobs aposta em tecidos leves e flutuantes, na outra faz questão de
criar o exato oposto, com rigidez e dureza. Tudo sem perder o toque único de luxo
e perfeição. No estilo das três grifes, Marc aposta mesmo é na
imprevisível mistura de influências.
Frida Giannini: Gucci
Frida Giannini é a estilista da Gucci,
grife de luxo tradicional italiana que já vestiu ícones da moda como
Audrey Hepburn, Grace Kelly e Jackie O.
Diferente de suas criações coloridas e volumosas, Frida é mais básica em
seu estilo pessoal. Vestidos pretinhos estão entre seus preferidos.
Tudo, é claro, com um toque leve e único do glamour italiano.
Entre suas principais clientes estão celebridades como Jennifer Lopez, Salma Hayek e Charlize Theron.
A definição que mais se encaixa com a Gucci é sofisticação. A estilista
Frida Giannini vem apostando em cores fortes, para realmente impactar
com beleza exuberante quem assiste aos tapetes vermelhos. O destaque dos vestidos
da Gucci vai também para os detalhes e acabamentos, com franjas e penas.
Francisco Costa: Calvin Klein
O brasileiro Francisco Costa é o atual estilista da grife minimalista Calvin Klein, umas das marcas norte-americanas mais bem sucedidas. O estilista, assim como suas criações, é clássico e neutro: sempre aparece com ternos básicos e elegantes, muito bem cortados e com traços definidos.
Madonna, Martha Graham e Calvin Klein |
Entre suas principais clientes estão celebridades como Zoe Saldana, Claire Danes e Gwyneth Paltrow.
Simplicidade chique. Assim podemos melhor definir o estilo da Calvin
Klein. As criações elaboradas pelo brasileiro Francisco Costa têm cortes
clássicos e retos e seguem a linha tradicional da grife de cores
únicas, sem estampas. As peças deixam ressaltam a beleza natural
de quem os veste.
Peter Dundas: Emilio Pucci
Peter Dundas é o estilista da
tradicional grife italiana Emilio Pucci, famosa por suas estampas
geométricas e por vestir ícones da moda como Elizabeth Taylor. Peter
apresenta em seu estilo pessoal a irreverência fashion natural da marca
que comanda, com destaque para seus acessórios, como colares, anéis e
cintos. Entre suas principais clientes estão celebridades como Jada Pinkett Smith, Beyoncé e Ciara.
Ousadia. Essa é a palavra-chave para definir as criações de Peter Dundas
para a Emilio Pucci. Estampas geométricas e com arabescos, além de
fendas e decotes generosos aguçam a sensualidade de quem veste as peças
da grife
Karl Lagerfeld: Chanel
À frente da Chanel
desde 1983, como designer e diretor criativo, Karl Lagerfeld é um dos
mais importantes nomes da moda da atualidade. Isso porque, o Kaiser
ainda se dedica à direção de vídeos, fotografia de campanhas e
ilustrador.
Dono de um perfil multifacetado, o Kaiser não poderia ser um homem de
imagem simples. Não à toa, surge sempre com looks impecáveis em eventos
fashion e é conhecido por usar acessórios cheio de estilo, como grandes
anéis, luvas, colares, clutch e óculos escuros.
Karl Lagerfeld |
Entre suas principais clientes estão celebridades como Blake Lively, Kate Bosworth e Lily Allen.
"Luvinhas" da Chanel usada por Madonna na Turnê MDNA |
Karl Lagerfeld foi responsável por imprimir mais glamour e sensualidade
às peças da Chanel, mas
também não deixou de lado o classicismo já consagrado da grife.
Donatella Versace: Versace
A italiana Donatella Versace, designer e vice-presidente da grife Versace, é conhecida por ser uma figura polêmica e exótica.
Tais características pessoais, ela transfere também para a maneira como
se veste. O estilo da loira de cabelo escorrido é focado na valorização
das curvas, com padrões bem ajustados ao corpo e grandes decotes. Tudo
bastante sexy!
Entre suas principais clientes estão Madonna, Kate Hudson, Jennifer Lopez e Jennifer Hudson.
Madonna de Versace com Donatela |
Mesmo tendo um lado delicado, como prova o look usado por Kate Hudson, a
Versace abusa da sensualidade em suas coleções. Não à toa, grandes
fendas costumam aparecer em vestidos ultra femininos. Tudo para causar impacto e
chamar a atenção.
Stella McCartney
Filha o ex-Beatle Paul McCartney, Stella McCartney possui uma grife homônima e já virou queridinhas de muitas celebridades. Dona de um estilo clássico, a estilista inglesa costuma desfilar looks
de alfaiataria, com referências masculinas, e produções minimalistas. Entre suas principais clientes estão Madonna, Gwyneth Paltrow e Kate Hudson.
A grife Stella McCartney preza pela sutileza e veste mulheres elegantes, na maioria das vezes, minimalistas.
Vestido de noiva de Madonna foi desenhado pela S. McCartney e levando em consideração o lado sarcástico de Madonna, qualquer semelhança com o vestido da turnê MDNA 2013, não é mera coincidência:
Madonna de Stella McCartney |
A grife Stella McCartney preza pela sutileza e veste mulheres elegantes, na maioria das vezes, minimalistas.
Vestido de noiva de Madonna foi desenhado pela S. McCartney e levando em consideração o lado sarcástico de Madonna, qualquer semelhança com o vestido da turnê MDNA 2013, não é mera coincidência:
Madonna Noiva e Guy |
Madonna e sua estilista Stela McCartney |
Madonna vestida de negro na turnê MDNA, alguma semelhança? |
Alexander McQueen e Sarah Burton: Alexander McQueen
Alexander
McQueen fundou a própria marca em 1992 e recebeu diversos prêmios como o
melhor designer britânico. Entretanto, em fevereiro de 2010 o designer
suicidou-se e deu fim à sua prestigiosa carreira. Mas para manter a
grife viva, Sarah Burton, ex-assistente de McQueem, foi promovida à
diretora de criação e segue à frente da marca. O estilo de Mcqueen era único e não passava despercebido. Dava toque
pessoais aos tradicionais smokings e não se intimidava ao usar saias
escocesas em tapetes vermelhos. Entre suas principais clientes estão Sarah Jessica Parker, Cate Blanchett e Kate Moss.
A grife é conhecida por sua dramaticidade, peças com estruturas
exuberantes e combinações da alfaiataria britânica com costuras
francesas. A estrutura em formato ampulheta é uma de suas marcas
registradas (Gisele Bündchen) e a aplicação de brilhos e rendas em
demasia é velha conhecida de seus admiradores (Sarah Jessica Parker).
A última novidade da grife surgiu com o casamento mais esperado do século. Sarah Burton trouxe ainda mais à tona o nome Alexander McQueen ao assinar o vestido de noiva de Kate Middleton.
Vestido noiva Kate Middleton |
A última novidade da grife surgiu com o casamento mais esperado do século. Sarah Burton trouxe ainda mais à tona o nome Alexander McQueen ao assinar o vestido de noiva de Kate Middleton.
Zac Posen
Ainda jovem, aos 21 anos, o
americano Zac Posen lançou uma grife homônima que foi elogiada por
alguns e criticada por outros. Mas o sucesso não demorou a aparecer e,
logo, ele se tornou um dos maiores queridinhos dos jovens fashionistas e
da indústria da moda. O estilo de Posem faz jus às suas criações. Sempre impecável e
claramente vaidoso, ele não dispensa peças de alfaiataria e belíssimos
smokings e ternos. Entre suas principais clientes estão Gwyneth Paltrow, Lucy Liu, Natalie Portman, Naomi Campbell e Christina Ricci.
A grife Zac Posen ganhou respeito por sua estética
racional, exigida por uma alfaiataria de qualidade, e por vestidos
sereia. Além disso, a marca investe no estilo romântico,
cocktail dresses bastante femininos e padronagens
bastante ajustadas ao corpo.
Valentino Garavani: Valentino
Fundador da companhia Valentino
SpA, Valentino Garavani é um estilista italiano se dedica à moda desde
1960. Devido a isso, tem a sua imagem reconhecida mundialmente. Elegância é o que não falta a um dos grandes mestres do mundo da moda.
Terno, lenço no bolso e sapatos sempre muito bem envernizados compõem as
suas produções. Entre suas principais clientes estão Julia Roberts, Gwyneth Paltrow, Uma Thurman e Anne Hathaway.
A grife Valentino é sinônimo de opulência, extravagância e drama. O intuito é valorizar a silhueta das mulheres de maneira consciente e prezar pelos detalhes de tecidos e bordados.
A grife Valentino é sinônimo de opulência, extravagância e drama. O intuito é valorizar a silhueta das mulheres de maneira consciente e prezar pelos detalhes de tecidos e bordados.
Roberto Cavalli
Desde o seu primeiro desfile em 1970, no Salão de Prêt-à-Porter de Paris, o italiano Roberto Cavalli é sinônimo de glamour.
E a denominação não se restringe somente às suas criações. Ela vale
também para o estilo pessoal do designer, que adora looks total black.
Um dos destaques de suas produções são também as echarpes que costumam
ser usadas em looks mais básicos.
Entre suas principais clientes estão Heidi Klum, Catherine Zeta-Jones e Jennifer Lopez.
Os vestidos das grife Roberto Cavalli inegavelmente não economizam no
glamour, com um certo toque rock e muito animal print. Mas as mais discretas também tem vez. É preciso atitude!
Roberto Cavalli criou uma linha de roupas fitness para Madonna. Com exclusividade, o estilista desenvolveu uma linha para o Hard Candy Fitness Club, rede de academias que pertencem à cantora, que foi fundada em 2010 por Madonna. A linha será o uniforme dos profissionais das academias.
Roberto Cavalli criou uma linha de roupas fitness para Madonna. Com exclusividade, o estilista desenvolveu uma linha para o Hard Candy Fitness Club, rede de academias que pertencem à cantora, que foi fundada em 2010 por Madonna. A linha será o uniforme dos profissionais das academias.
Miuccia Prada : Prada
No início de sua história, a grife era especializada em malas de
viagem, bolsas e artigos de couro. Porém, tudo mudou quando a direção de
arte da marca passou para as mãos da neta de seu dono, Miuccia Prada, que assumiu os negócios da família em 1978, transformando a Prada numa lançadora de tendências e produtora de "conceitos". . A estilista,
em sua juventude, participou de movimentos estudantis e quis trazer
para suas coleções uma mulher inteligente, bem informada, ousada e
inovadora, bem diferente do estilo feminino e sensual pregado pelo seu
conterrâneo Gianni Versace.
Logo em seu primeiro desfile de prêt-à-porter, Miuccia causou impacto e ganhou importância. A editora da Vogue americana, Anna Wintour, chegou a declarar que "Prada é o único motivo para alguém assistir à temporada de moda em Milão".3
Essa grife italiana de luxo também possui outras marcas, como a Miu Miu, voltada para um público mais jovem. A grife foi mencionada em obras como o livro O Diabo Veste Prada, tanto no próprio título quanto nas roupas que os personagens usaram em sua adaptação para o cinema.
Também comercializa perfumes em colaboração com a companhia espanhola Puig.
Jean-Paul Gaultier
Gaultier não recebeu educação formal como desenhista. Começou enviando seus desenhos aos estilistas famosos de alta costura quando era muito jovem. Pierre Cardin se impresssionou pelo seu talento e o contratou como assistente em 1970. Sua primeira coleção individual foi lançada em 1976 e seu característico estilo irreverente data de 1981, tornando-o conhecido como enfant terrible da moda francesa.
Jean-Paul Gaultier fez trajes para a cantora Madonna na década de 1990. Promoveu o uso de saias, especialmente kilts, para os homens. Causou grande impacto nos desfiles ao usar modelos pouco convencionais, como homens idosos e mulheres gordas, modelos tatuadas e com piercings, entre outras excentricidades. Isto lhe valeu muita crítica mas também trouxe muita popularidade.
Criou também o figurino de muitos filmes, como em O quinto elemento, de Luc Besson; Kika, de Pedro Almodóvar; e The Cook the Thief His Wife & Her Lover, de Peter Greenaway entre outros. A turnê Blond Ambition Tour de Madonna também mostrava suas criações, incluindo o famoso soutien em formato cônico.
Atualmente desenha para três coleções: a sua própria linha de alta
costura igual a Giorgio Armani, a linha de roupas para lojas, assim como
a linha de roupas da Hermès, luxuosa empresa francesa especializada em produtos de couro.Também,ficou responsável pela criação de boa parte dos figurinos da MDNA Tour da cantora Madonna.
Gaultier também lançou uma linha de perfumes de muito êxito. Seu primeiro perfume, Classique, para mulheres, foi lançado em 1993, seguindo-se, dois anos depois, o perfume Le Mâle ao qual foi o seu grande sucesso de vendas, para homens. Atualmente lançou o perfume Madame. Os perfumes de Jean Paul Gaultier são comercializados pela companhia espanhola de moda e perfumes Puig.